quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hipertexto na escola

Estamos imersos em uma sociedade, cuja evolução tecnológica modifica nossos hábitos e a forma de aprender também é influenciada por todas essas inovações. Se o ser humano muda seus conceitos e forma de ver o mundo ao longo da história, a forma de ensinar e aprender também exige novos paradigmas. É interessante conhecer as últimas descobertas tecnológicas que fazem parte do cotidiano comunicativo dos jovens e suas possibilidades no uso pedagógico.
Sabemos que não basta ter conhecimento de conteúdo para ser bom professor, é necessário saber mediar o conhecimento numa gestão dialógica, contextual e interdisciplinar. Dialógica porque em qualquer ambiente de aprendizagem o diálogo, as interações devem fazer parte do processo, para favorece a troca de experiências, de descobertas, de conhecimentos.
Parafraseando Paulo Freire, aprender não é decodificar, aprender é uma constante descoberta, é construir conhecimentos a partir das informações dentro de um contexto sociocultural, e a forma como é ministrada a prática pedagógica depende do contexto em que os alunos fazem parte, e quais disciplinas serão envolvidas nessa convergência de saberes.
Falar de recursos midiáticos, nos remete aos recursos que a escola possui. Pontuarei aqui os virtuais. Estar ligado ao mundo virtual, pedagogicamente falando, não é apenas acessar a internet, é, além de acessá-la, pensar nos objetivos que o conduziu ao mundo virtual.
Web, messenger, internet, blog, flog orkut, youtube, webdesigner... e muitas outras palavras desse gênero virtual já fazem parte do vocabulário da garotada, mas nem sempre é de domínio da classe docente. Num ritmo acelerado e simultâneo, esses conhecimentos sinérgicos estão penetrando nos poros da educação, de forma que não há escolhas em aceitar ou não, é fato que, obrigatoriamente, precisa de ação urgente, ação em que os alunos não sejam apenas coadjuvantes, e sim protagonistas de uma peça que está em cartaz, e cujos atores precisam entrar em cena nesse teatro chamado escola virtualizada. (Maria da Ajuda)

Um comentário:

  1. Gostei das suas colocações acerca do uso dos recursos virtuais na escola. Concordo que já não há espaço pra escolhas, o professor precisa tomar parte ativamente nesse processo e a escola por sua vez é responsável por criar esse ambiente propício a construção de saberes numa perpectiva inovadora, proposta pela utilização das ferramentas tecnológicas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui comentários sobre o blog e a temática midias na educação.